LANÇAMENTO
Campanha contra a desnacionalização da
educação superior começa em abril


A CONTEE está concentrando seus esforços no ato de lançamento da Campanha Contra a Desnacionalização da Educação Superior, que será realizado na cerimônia de abertura do 13.º Consind, no dia 13 de abril, no Rio de Janeiro.

“A luta contra a mercantilização da educação não está dissociada da luta contra a desnacionalização da educação superior”, afirma a coordenadora-geral da CONTEE, Madalena Guasco Peixoto. O projeto de reforma da educação superior, que tramita no Congresso, limita em 30% a participação do capital externo em instituições do ensino superior privadas. Os empresários do setor, cientes da possibilidade de tais obstáculos tentam criar fatos consumados e negociar desde já as IES mais lucrativas.

A Confederação já publicou um manifesto, em dezembro de 2006, assinado pelas principais entidades nacionais de educação, reiterando a sua posição contra o processo em andamento de venda de instituições privadas de educação para o capital internacional.

Esta posição da CONTEE também já foi dirigida direta e publicamente ao presidente da República, por meio de uma carta aberta, exigindo medidas concretas para barrar esse verdadeiro leilão das instituições de ensino, que colocam sob sérios riscos a independência do País na construção de um projeto de Nação próprio.

A CONTEE realiza nos dias 13 e 14 de abril, no Rio, o 13.º Consind. O ponto de pauta principal do encontro será o debate sobre a sustentação financeira da entidade. Faz parte da pauta também a conjuntura nacional e internacional e a convocação de um congresso extraordinário em 2008.

(Da Redação, 21/3/2007)

Leia também:
O mercado de ações e a desnacionalização da educação superior