Entidades de Santa Catarina iniciam preparativos para a CONAE 2010
Com o tema “Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação”, a Conferência Nacional de Educação – CONAE será realizada em Brasília, de 23 a 27 de abril de 2010. Este deverá ser um espaço democrático para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional. O objetivo é tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós-graduação.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – CONTEE é uma das entidades que integram a Comissão Organizadora da CONAE. O secretário de Assuntos Educacionais da CONTEE, José Thadeu de Almeida, representante da entidade na Comissão Organizadora, avalia o processo de mobilização para a CONAE: “até o momento, tudo está andando bem. Esta semana encerra-se o processo de instalação das Comissões Organizadoras Estaduais em todos os estados e também no Distrito Federal”. De acordo com Thadeu, a participação de instituições, entidades e segmentos, neste primeiro momento, indica que haverá uma ampla e diversificada presença nas diferentes etapas da CONAE.
A Conferência Nacional de Educação irá discutir o Sistema Nacional de Educação e o novo Plano Nacional de Educação, além de fazer uma avaliação da realidade atual. “Diante disso, nossa expectativa é conseguir incluir nos resultados da CONAE a nossa visão sobre o setor privado na Educação, seu processo de mercantilização e desnacionalização, e também suas conseqüências nocivas para a Educação brasileira”, informa o secretário da CONTEE.
Thadeu acrescenta que outros objetivos são debater a regulamentação do setor privado e o papel do Estado nesse processo, em relação a todos os níveis, etapas e modalidades da educação. “Queremos, ainda, reforçar a compreensão de que a educação é um direito de todos e papel do estado. E isso deve ser concretizado por meio da educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada, com a devida destinação de recursos. São princípios que não abrimos mão de defender”, argumenta. Ele também observa que esses aspectos se desdobram em inúmeros outros que passam pelas condições dignas de trabalho, pela formação profissional, pelo respeito a diversidade, e outros tantos que serão desenvolvidos no processo de construção da CONAE.
CONAE: movimentação em Santa Catarina
No dia 9/12, foi realizada uma reunião da Comissão Organizadora Estadual de Santa Catarina. O encontro aconteceu na CUT, em Florianópolis. Os representantes da CONTEE no estado são: Adércia (SINPRO Itajaí e Região) e Ulrich (SINPRONorte). Eles deverão conduzir o processo de forma coletiva, junto às demais entidades, de acordo com os princípios defendidos pela CONTEE.
Em Santa Catarina, a construção da Comissão Organizadora Estadual contou com a importante presença das entidades filiadas ou que estão se filiando à CONTEE, como SINPRO Itajaí e Região, SAAE Itajaí, SINPRO Norte, Sinpaet, SAAE Oeste e SINPRO Oeste. “Isso é, com certeza, uma demonstração da importância que damos a este processo”, afirma Thadeu.
O secretário de Assuntos Educacionais da CONTEE demonstra confiança no andamento dos trabalhos em Santa Catarina: “estamos mobilizados e muito bem representados. Temos a convicção de que, no estado, teremos nossas propostas incluídas nos documentos da CONAE, como já aconteceu na CONEB, graças à capacidade de mobilização e diálogo dos nossos companheiros”.
A próxima reunião da Comissão Organizadora Estadual será no dia 17 de dezembro, também em Florianópolis. Será discutida a organização central das conferências Municipais e Estadual.
Fonte: Blog do Sinpro Itajaí
Publicado em 15/12/2008
