Comissão de Educação da AL de RS adere a Campanha Educação não é Mercadoria

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul recebeu em audiência pública recebeu em audiência pública na manhã desta terça-feira (13/11) a coordenação da campanha nacional "Educação não é mercadoria", promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em  Estabelecimentos de Ensino (Contee). Participaram da audiência os deputados Marisa Fomolo (PT), Miki Breier (PSB) e Stela Farias (PT).
O objetivo da campanha é denunciar o processo de mercantilização e desnacionalização da educação superior que, vem ocorrendo no País e exigir dos governos municipais, estaduais e federal medidas para regulamentar a educação privada e barrar a ingerência de capital estrangeiro no campo da educação no País.



Na audiência, solicitada pelos deputados Raul Pont (PT) e Marisa Formolo (PT), a Comissão se comprometeu a divulgar material informativo entregue pela entidade e enviar uma moção ao Ministério da Educação e ao presidente da República pedindo medidas contra a desnacionalização da educação.

"É importante entender que há uma profunda relação entre a cultura e a educação. Se destruímos a cultura de uma família para incutir nela uma nova cultura, ela será uma outra família. Da mesma forma, se um país não assume as suas especificidades, a sua cultura e a sua história, haverá uma destruição do conceito de nação. Teremos apenas divisas geográficas, mas não seremos uma pátria", considerou a deputada Marisa. "A busca desta identidade cultural na educação é fundamental para que se mantenha a identidade da pátria brasileira", acrescentou.



A Coordenadora Geral da CONTEE, Madalena Guasco Peixoto, e o Coordenador da Regional Sul, Amarildo Pedro Cenci, participaram da atividade. Durante a audiência a CONTEE apresentou pela primeira vez o novo vídeo institucional da segunda fase da Campanha Educação Não é Mercadoria, que dentro de alguns dias estará disponível aqui no Portal para download e também no site Youtube.

Fonte: com informações da Assembléia Legislativa do RS
Publicado em 13/11/2007