Diretoria da CONTEE faz balanço das principais ações de 2010 e dos desafios para 2011

Um breve balanço de todas as atividades realizadas pela CONTEE em 2010 foi feito pela diretoria da entidade, que apontou como sendo os principais desafios para 2011 o debate do Plano Nacional de Educação e a realização do Seminário de Educação Superior da CONTEE.

Entre as principais atividades destacam-se a participação da CONTEE na organização e mobilização da 1ª Conferência Nacional de Educação, “um grande esforço organizativo que envolveu sindicatos e federações participando de conferências no âmbito municipal e estadual, inclusive ocupando funções nas organizações e tirando delegados para a etapa nacional. As conferências foram preparadas a partir de 2009. A CONTEE organizou 2 seminários para definir as principais bandeiras que seriam defendidas pela entidade. Na comissão organizadora nacional, a CONTEE teve acento e ocupou papel protagonista, o que contribui para ampliar a nossa aproximação com outras entidades da área educacional, permitindo construir bandeiras comuns e garantindo que as propostas da CONTEE fossem aprovadas na conferência”, ressaltou Madalena Guasco, coordenadora geral da entidade.

Após a Conferência, a CONTEE e seus sindicatos se voltaram para a preparação do Consind da entidade, que teve como principal objetivo discutir a conjuntura nacional, internacional e educacional e aprovar bandeiras de luta da CONTEE para interferir nas eleições majoritárias e proporcionais de 2010. A plataforma da Conferderação foi apresentada para várias candidaturas locais e entregue à candidata Dilma Rousseff no 2º turno.

Os sindicatos e Federações filiados à CONTEE realizaram seus CONSINDs ao longo do ano, que se concentraram em debater com a categoria os desdobramentos da 1ª Conferencia Nacional de Educação e a organização das entidades para enfrentar os desafios de instituir o Sistema Nacional de Educação e colocar no PNE as deliberações da 1ª Conferência.

Encontros sindicais e educacionais

A CONTEE realizou, em 2010, três encontros de organização sindical (dois de negociação salarial) e um que debateu o Sistema S. Realizou também um seminário Jurídico que discutiu as questões da mercantização da educação e suas consequências no âmbito da legislação trabalhista e nas negociações sindicais – além de avaliar seus impacto  para os docentes e técnicos administrativos. 

Como parte do calendário de preparação do Seminário de Ensino Superior da CONTEE, já aconteceu em 2010 o Encontro da Educação Superior da Regional Sul.

Conclat e eventos internacionais

A CONTEE teve uma importante participação na 1ª CONCLAT e no Encontro nacional da Coordenação dos movimentos sociais. Participou, também, de vários eventos internacionais.