CONTEE participa de Seminário Internacional de Comunicação
Nos dias 18, 19 e 20 de março, acontecerá o Seminário Internacional: Comunicação, desenvolvimento e democracia na América do Sul – Experiências e Perspectivas, organizado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em parceria com Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), Fundação Perseu Abramo e Fundação Maurício Grabois.
A atividade será realizada em São Paulo e trará um panorama da comunicação na América Latina. Além disso, o encontro receberá personalidades importantes da luta pela democratização da comunicação. Pessoas que atuam no meio acadêmico, na sociedade civil, no Legislativo, no Executivo e em órgãos e instituições nacionais e internacionais.
A Confederação promoverá durante o Seminário uma mesa com o tema: Comunicação e Educação – a perspectiva de uma formação crítica. Na ocasião, também será lançada a nova identidade visual da entidade, bem como o selo comemorativo dos 20 anos da CONTEE, comemorados em 2011.
As entidades que se interessarem em participar da atividade deverão se manifestar até o próximo dia 28/02, impreterivelmente, informando o nome do (a) participante (prioritariamente o responsável pelo setor de Comunicação do Sindicato/ Federação), através do e-mail: contee@contee.org.br. Dentro deste prazo, a CONTEE arcará com 50% do valor das despesas de hospedagem e transporte – restrito a um representante por entidade filiada.
Veja abaixo a programação do Seminário:
18 de março – sexta-feira
19 horas – Mesa de abertura
Tema: Mídia e Regulação na América do Sul
Palestrante convidado: Franklin Martins - a confirmar
19 de março – sábado
9 horas - Painéis
O que há de novo no espectro da comunicação latino-americana
Painel 1 – Paraguai - Diego Segovia, Secretário de Informação e Comunicação do Paraguai;
Painel 2 – Uruguai – Gustavo Gómez Germano – Diretor Nacional de Telecomunicações do Uruguai
Painel 3 – Argentina – Néstor Busso – Presidente do Com. Federal de Comunicação Audiovisual e Pedro Lanteri – Conselho Consultivo da Sociedade Civil - Comissão de Comunicação
Painel 4 – Equador – Eduardo Tamayou – Alai – Agência Latino Americana de Información
Painel 5 – Venezuela – a confirmar
Painel 6 – Bolívia – Ricardo Bajo – Radio Estatal e editor do Le Monde Diplomatique
Painel 7 – Chile – a confirmar
20 de março – domingo
9 horas – As lutas pela democratização da comunicação e as iniciativas dos movimentos sociais e sindical
- FSM – Federação Sindical Mundial
- CSI – Confederação Sindical Internacional
- Via Campesina
11 horas – Comunicação e Educação – a perspectiva de uma formação crítica
- A confirmar
15 horas - Perspectivas da luta pelo direito à comunicação no Brasil
- Beto Almeida – Telesur
- Altamiro Borges – Barão de Itararé
- Denis de Moraes - jornalista, professor do departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-doutor em Comunicação pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales.
Da redação