Fórum Nacional de Negociação Salarial da CONTEE reuniu mais de 30 entidades

Uma representativa e importante atividade encerrou a agenda de atividades institucionais da CONTEE em 2007. Líderes sindicais de todo o País estiveram na capital paulista, representando os trabalhadores, sindicatos e federações, durante o Fórum Nacional de Negociação Salarial, organizado pela CONTEE, na sede do Sinpro/SP, no dia 04/12.

Iniciando a atividade, Madalena Guasco Peixoto, coordenadora Geral da CONTEE, saudou os participantes falando sobre a importância dos eventos realizados pela entidade em 2007 e ressaltando a necessidade de encerrar o ano com uma atividade preparatória para as campanhas salariais de 2008.

Sob a coordenação do professor Fábio Zambom, Secretário de Organização Sindical da CONTEE, secretariado por José Thadeu Almeida, Secretário de Assuntos Educacionais da entidade, o encontro marcou a apresentação oficial da segunda fase da Campanha “Educação Não é Mercadoria” para as entidades filiadas à Confederação.

Para isso, foi realizada a apresentação de uma análise completa de todo o processo de desenvolvimento da Campanha, seus objetivos, abrangência e resultados até o momento. Após a exposição inicial, foi detalhada a segunda fase da Campanha, focada na questão da desnacionalização da Educação Superior, com a apresentação das novas peças.

O publicitário Fernando Waschburger, da agência D3 Comunicação, responsável pelo desenvolvimento dos materiais da Campanha, falou sobre a importância de vincular as campanhas institucionais da CONTEE com as campanhas salariais nos Estados.

A coordenadora da CONTEE fez um breve relato das iniciativas das entidades sindicais que usaram os materiais da Campanha adaptados a realidade local, em lançamentos feitos junto à Câmara de Vereadores e Assembléia Legislativa. Além das apresentações feitas a entidades como ANDIFES, OAB, entre outras. Segundo ela, a Campanha despertou a criação de comunidades na internet e blogs sobre o tema.



Quem também falou sobre a importância das entidades filiadas assumirem a Campanha foi o Secretário de Finanças da CONTEE e diretor da FETEESUL, José Roberto Machado, lembrando que a Campanha já foi lançada em eventos internacionais. “É necessário que a mensagem “Educação Não é Mercadoria” esteja vinculada a todos os materiais possíveis das entidades: pastas, folhetos, agendas, panfletos, cartazes, vídeos, entre outras”, disse José Roberto.

Os desafios das Campanhas Salariais 2008
No período da tarde, os participantes apresentaram informações sobre o processo de construção das Campanhas Salariais 2008. Cada entidade representada expôs suas dificuldades, desafios e caminhos a serem seguidos, compartilhando com os demais companheiros importantes experiências.

Segundo José Thadeu, entre os temas mais abordados, estiveram “os problemas de mobilização, seja pela falta de referência na questão econômica, seja pela priorização na manutenção do emprego, que tem afastado a categoria das entidades sindicais, ainda que as mesmas tenham um razoável processo de comunicação com as bases e diferentes iniciativas na tentativa de reverter esse processo”, informa.

Thadeu lembrou ainda que na Educação Superior o crescimento desordenado gera uma concorrência desqualificada, trazendo crise aos estabelecimentos com excesso de oferta de vagas, rebaixando custos, a partir da precarização das condições de trabalho. ”Sem contar a educação a distância, absolutamente desregulamentada no que diz respeito às condições de trabalho”, disse.

Para ele, é necessário que todos tenham um novo olhar em relação à Campanha “Educação Não é Mercadoria”. “É necessário expressar de forma mais clara que todo esse processo, inclusive de busca de maior lucratividade, tem como eixo principal a maior exploração da mão de obra e a precarização das condições de trabalho. Por isso, as Campanhas Salariais devem se voltar para essa realidade, expondo nossas condições, buscando ampliar a consciência de classe e gerando maior mobilização. Isso deve ser feito de forma profissional no processo de comunicação”, acredita o dirigente.

Para o professor Fábio Zambom o balanço da atividade foi muito positivo. “Tivemos a presença de mais de 30 entidades no encontro, o que possibilitou vislumbrarmos os aspectos comuns de nossa realidade, permitindo uma maior instrumentalização para as campanhas salariais”, concluiu.

Algumas das entidades representadas: SINPRO/RJ; SINPRO/Jundiaí; SINPRO/Guarulhos; SINPRO/Itajaí e região; SINPRO/SP; SAAE São Leopoldo e Região; SAAE Caxias do Sul; SINPRO/ABC; SAAE MG; SINPRO/Goiás; SINPRO/MG; SINPRO/Sul Fluminense; SINPRO/Bahia; SINPRO/Petrópolis; SINPRO/Osasco; SINPRO/Nova Friburgo; SINPRO/ Vales; SINPRO/Valinhos e Vinhedo; SINPRO/Campinas; SINPRO/ São José do Rio Preto; SINPRO/Noroeste; SAAE Passo Fundo; FETEESUL; FITEE; FETEERJ; FEPESP; e dirigentes da diretoria Plena e Executiva da CONTEE.

Planejamento
Antes da atividade, na segunda-feira, dia 03/12, a diretoria executiva da CONTEE também esteve reunida, em São Paulo, para suas últimas deliberações e iniciando o planejamento da entidade para todos os desafios do ano de 2008.

Da redação
Publicado em 05/12/2007