Atividade na Argentina: rede de educadoras em defesa da educação pública como um direito social
A Conferência Regional da Rede de Mulheres da Internacional da Educação para América Latina (IEAL) reúne suas representantes da Sub-Região do Cone Sul, nos dias 6 e 7 de junho, em Buenos Aires (Argentina), com o propósito de defender a educação de qualidade como um direito social. A CONTEE participa da atividade, sendo representada pela Secretária Geral da entidade, Cristina Castro, e a Secretária de Gênero e Etnia, Nara Teixeira.
Na primeira reunião da atividade, Fátima da Silva, vice-presidente do Comitê Regional da Internacional da Educação para a América Latina destacou a importância de divulgar a existência da Rede em cada país da Região e afirmou que, desde a sua formação, o grupo ampliou a sua força como referencia política.

Da mesma forma, destacou a importância dessa iniciativa em nível global, uma vez que a Internacional da Educação também iniciou um processo com a primeira Conferencia de Mulheres da Internacional da Educação.
Stella Maldonado, Secretária Geral da CTERA, Fabián Felman, Secretário Geral da CEA, e Carlos De Feo, Secretário Geral da CONADU, representantes das organizações sindicais de educação da Argentina, anfitriões da reunião, devem boas vindas às participantes.
Programação
Terça-feira, 07 de junho:
09h00-10h00: Debate sobre a VIII Conferência Regional da IE
“Pedagogia para a Igualdade e Direitos”
Sra. Fátima Silva – VP do Comitê Regional da IEAL
Sra. Graciela Pérez - CEA
10h00-11h00: Reações e contribuições dos presentes
11h00-11h15: Intervalo
11h15-11h45: Apresentação do Projeto para a VIII Conferência Regional IEAL
11h45-12h30: Debate sobre o documento do Projeto
12h30-14h00: Almoço
14h00-14h30: Continuidade do Debate sobre o documento do Projeto
14h30-14h45: Intervalo
14h45-16h00: Debate e aprovação da Declaração sobre Política Sindical para a Igualdade no marco da VIII Conferência IEAL
16h00-17h00: Vários:
- Pesquisa da IE sobre a participação das mulheres nos sindicatos
- Congresso Mundial da Cidade do Cabo, África do Sul, julho de 2011
17h00: Avaliação e encerramento do evento.
VIII Conferência Regional Ordinária
Na quarta-feira, dia 08, começa, também em Buenos Aires e com a participação da CNTE, a VIII Conferência Regional Ordinária da IEAL. Em debate, as temáticas educacionais e sindicais da América Latina e a eleição da nova diretoria da IEAL para a próxima gestão.
Fonte: IEAL e CNTE