Rede de Trabalhadoras da Educação da América Latina se reúne na Argentina

 

Em atividade realizada pela IEAL - Internacional da Educação para América Latina, lideranças sindicais do Brasil, Bélgica, Espanha, Estados Unidos e Noruega debatem a defesa da educação pública.


Além de proporcionar uma avaliação sobre os resultados obtidos com a I Conferência Mundial de Mulheres da Internacional da Educação na Tailândia, o evento trará à tona outros temas importantes à causa da educação, durante a pauta que terá dois dias de duração.


Entre os principais temas debatidos, estarão assuntos como os direitos sexuais e reprodutivos, e a discussão sobre como e por que o tema deve ser trazido nas entidades sindicais. Como palestrantes para esse painel foram convidadas representantes da Campanha pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro na Argentina.

Como não poderia faltar na programação do evento, no período da tarde, os países sul-americanos representados (Paraguai, Uruguai, Brasil, Chile e Argentina), trarão uma atualização sobre seu cenário sociopolítico, visando inserir todas as reflexões e resoluções numa conjuntura regional.


A CONTEE participa da atividade, sendo representada pela Secretária Geral da entidade, Cristina Castro, e a Secretária de Gênero e Etnia, Nara Teixeira.

Em suas palavras de saudação, durante a abertura do evento, a Secretária de Relações Internacionais da CNTE e vice-presidente da IEAL, professora Fátima Silva, fez questão de valorizar essa conferência como uma grande oportunidade de compartilhar experiências e, especialmente, construir e fortalecer laços de solidariedade entre os participantes.

Estendeu um agradecimento especial às lideranças sindicais da IE-Bélgica na pessoa da Sra. Jan Eastman, da FETE-Espanha na pessoa da Sra. Carmen Vieites, da NEA-Estados na pessoa da Sra. Alicia Bata e da UEN-Noruega na pessoa da Sra. Lajla Blom. Mencionou ainda a alegria de viver num país governado por uma mulher, ao mesmo tempo em que comemorou que o país anfitrião também viva essa realidade.


Fazendo referência ao poema de Violeta Parra, imortalizado na canção da artista e militante das causas sociais Mercedes Sosa, passou a dar “Gracias a La Vida” elencando diversas conquistas que devem ser celebradas pela sociedade, em especial pelas mulheres da América Latina, mas chamando a atenção para os grandes desafios que estão diante de nós. “Essa rede que formamos tem aspectos muito positivos. Crescemos juntos, nos corrigimos mutuamente, mas devemos ainda crescer na intervenção e ocupação de nossos espaços. A melhoria de nossa comunicação é  um desafio permanente. Esse trabalho de rede tem que ser conhecido e popularizado junto a nossas bases, nos nossos sindicatos e afiliados. Os trabalhadores das escolas que representamos tem que saber que existe uma rede de mulheres latino-americanas articuladas, trabalhando neste continente. É para frente que se caminha e vamos continuar avançando”, concluiu.


A presidente mundial da IE – Internacional da Educação, Sra. Susan Hopgood, que prestigia a Conferência, manifestou sua satisfação com o trabalho que vem sendo realizado pelo capítulo latino americano da entidade e pela Rede de Mulheres.

A Rede - A Rede de Mulheres Trabalhadores em Educação da América Latina é uma iniciativa da IE – Internacional da Educação que, irmanada com a CNTE e demais entidades afiliadas, trabalha pela igualdade de oportunidades com a perspectiva de gênero a partir da ação sindical dos professores na América Latina.

Veja a seguir a programação da atividade:

Segunda-feira, 06 de junho
09h00-09h30     Abertura
09h30-10h00     Dinâmica de Apresentação
10h00-10h30     Metodologia e retomada do processo 2010-2011
10h30-10h45     Intervalo
10h45-11h45     Principais resultados de Tailândia:
“Qual a principal tarefa da área sindical frente à igualdade?”
Sra. Stella Maldonado - Secretária Geral da CTERA
Sra. Gloria Ramírez - Senadora da Colômbia
Sra. Jan Eastman- Secretária Geral Adjunta da IE
11h45-12h30     Reações e contribuições dos presentes     
12h00-12h30     Debate
12h30-14h00     Almoço
14h00-15h00     Direitos das Trabalhadoras em Educação
“Porque Sindicatos de Educação devem falar de direitos sexuais/reprodutivos?”
Sra.Vanesa Vázquez Lada
Sra. Marta Vasalo
Representantes Argentinas da Campanha pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro
15h00-16h00     Reações e contribuições dos presentes
16h00-16h15     Intervalo
16h15-18h30     Cenário Sociopolítico: Paraguai, Uruguai, Brasil, Chile e Argentina
18h30               Encerramento das atividades.

Terça-feira, 07 de junho
09h00-10h00     Debate sobre a VIII Conferência Regional da IE
“Pedagogia para a Igualdade e Direitos”
Sra. Fátima Silva – VP do Comitê Regional da IEAL
Sra. Graciela Pérez - CEA
10h00-11h00     Reações e contribuições dos presentes     
11h00-11h15     Intervalo
11h15-11h45     Apresentação do Projeto para a VIII Conferência Regional IEAL
11h45-12h30     Debate sobre o documento do Projeto
12h30-14h00     Almoço
14h00-14h30     Continuidade do Debate sobre o documento do Projeto
14h30-14h45     Intervalo
14h45-16h00     Debate e aprovação da Declaração sobre Política Sindical para a Igualdade no marco da VIII Conferência IEAL
16h00-17h00     Vários:
- Pesquisa da IE sobre a participação das mulheres nos sindicatos
- Congresso Mundial da Cidade do Cabo, África do Sul, julho de 2011
17h00               Avaliação e encerramento do evento.

Fotos: Rosana Vilas - Fonte: Ascom/CNTE