.
Ministro recebe projeto da universidade da integração amazônica
O ministro da Educação, Fernando Haddad, recebe nesta sexta-feira, dia 19, em Belém, o projeto político-pedagógico da comissão de implantação da Universidade Federal da Integração Amazônica (Uniam). O Projeto de Lei nº 2.879, de 2008, que cria a instituição, tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.
A Uniam, que terá sede em Santarém e campus nos municípios de Itaituba, Monte Alegre e Oriximiná, formará recursos humanos e produzirá conhecimentos para o desenvolvimento sustentável da região. A nova instituição atenderá populações de 20 municípios paraenses numa área de 500 mil quilômetros quadrados, além de fazer intercâmbio com oito países vizinhos. Segundo o presidente da comissão de implantação, José Seixas Lourenço, a área de atuação, com cerca de um milhão de habitantes, é maior do que a de muitos países da Europa.
Nas primeiras atividades, a comissão de implantação definiu a estrutura da universidade, que contará com cinco institutos. Cada um oferecerá, de início, de três a quatro cursos. Um ciclo básico será obrigatório para todos os alunos. A instituição, que também oferecerá cursos de pós-graduação, funcionará em três turnos e aos sábados.
Para ampliar o atendimento às comunidades do entorno dos campi, a Uniam deve aderir à Universidade Aberta do Brasil (UAB), que oferece educação a distância, e firmar parcerias com estados e municípios. O projeto pedagógico prevê a formação de professores para a educação básica. As licenciaturas serão oferecidas pelo Instituto de Ciências da Educação.
Implantação — A Uniam surge do desmembramento das universidades federais do Pará (UFPA), campus de Santarém, e Rural da Amazônia (UFRA), unidade descentralizada de Tapajós. Em 2013, quando plenamente implantada, a universidade terá 432 professores, 332 servidores de níveis médio e superior, oferecerá 41 cursos de graduação e vagas para 10,7 mil alunos de graduação, mestrado e doutorado. Os recursos previstos para a implantação, despesas de pessoal, custeio e investimentos, serão de R$ 191 milhões até 2012.
A Uniam integra um conjunto de quatro instituições federais voltadas para o atendimento a movimentos sociais, arranjos produtivos locais e integração regional e internacional. Estão nesse grupo as universidades federais da Integração Latino-Americana (Unila), com sede em Foz do Iguaçu (PR); da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com sede em Redenção (CE), e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com sede em Chapecó (SC).
O projeto de lei que cria a Uniam já foi aprovado nas comissões de Trabalho, Educação e Finanças da Câmara dos Deputados, mas ainda precisa de análise da Comissão de Constituição e Justiça. Depois disso, segue para apreciação do Senado Federal.
Fonte: MEC
Publicado em 19/06/2009
<%
Dim objCDONTS ' Email object
Dim strFromName ' From persons' real name
Dim strFromEmail, strToEmail ' Email addresses
Dim strSubject, strBody ' Message
Dim strThisPage ' This page's URL
Dim strReferringPage ' The referring page's URL
Dim bValidInput ' A boolean indicating valid parameters
' Retrieve this page name and referring page name
strThisPage = Request.ServerVariables("SCRIPT_NAME")
strReferringPage = Request.ServerVariables("HTTP_REFERER")
' Debugging lines:
'Response.Write strThisPage & "
" & vbCrLf
'Response.Write strReferringPage & "
" & vbCrLf
' Read in and set the initial values of our message parameters
strFromName = Trim(Request.Form("txtFromName"))
strFromEmail = Trim(Request.Form("txtFromEmail"))
strToEmail = Trim(Request.Form("txtToEmail"))
strSubject = "www.contee.org.br"
strBody = Trim(Request.Form("txtMessage"))
' I set the body message to a message that referenced the page the
' user arrived from. This makes it great if you place a link to it
' from your different articles, but can be weird if people link in
' from other web sites.
If strBody = "" Then
If strReferringPage = "" Or InStr(1, strReferringPage, "www.contee.org.br", 1) = 0 Then
strBody = ""
strBody = strBody & "O link abaixo é uma sugestão de leitura: Ministro recebe projeto da universidade da integração amazônica" & vbCrLf
strBody = strBody & vbCrLf
strBody = strBody & "http://www.contee.org.br/noticias/educacao/nedu1095.asp" & vbCrLf
Else
strBody = "O link abaixo é uma sugestão de leitura: Ministro recebe projeto da universidade da integração amazônica"
sstrBody = strBody & "O link abaixo é uma sugestão de leitura: Ministro recebe projeto da universidade da integração amazônica" & vbCrLf
strBody = strBody & vbCrLf
strBody = strBody & "http://www.contee.org.br/noticias/educacao/nedu1095.asp" & vbCrLf
End If
End If
' Quick validation just to make sure our parameters are somewhat valid
bValidInput = True
bValidInput = bValidInput And strFromName <> ""
bValidInput = bValidInput And IsValidEmail(strFromEmail)
bValidInput = bValidInput And IsValidEmail(strToEmail)
' If valid send email and show thanks, o/w show form
If bValidInput Then
' Set up our email object and send the message
Set objCDONTS = Server.CreateObject("CDONTS.NewMail")
objCDONTS.From = strFromName & " <" & strFromEmail & ">"
objCDONTS.To = strToEmail
objCDONTS.Subject = strSubject
objCDONTS.Body = strBody
objCDONTS.Send
Set objCDONTS = Nothing
' Show our thank you message
ShowThanksMsg
Else
If "http://" & Request.ServerVariables("HTTP_HOST") & strThisPage = strReferringPage Then
Response.Write "Foi encontrado erro no preenchimento. Por favor confira os dados:" & "
" & vbCrLf
End If
' Show our information retrieval form
ShowReferralForm strThisPage, strFromName, strFromEmail, strToEmail, strBody
End If
' End of page logic... subs and functions follow!
%>
<%
' Subroutines and Functions that encapsulate some functionality
' and make the above code easier to write... and read.
' A quick email syntax checker. It's not perfect,
' but it's quick and easy and will catch most of
' the bad addresses than people type in.
Function IsValidEmail(strEmail)
Dim bIsValid
bIsValid = True
If Len(strEmail) < 5 Then
bIsValid = False
Else
If Instr(1, strEmail, " ") <> 0 Then
bIsValid = False
Else
If InStr(1, strEmail, "@", 1) < 2 Then
bIsValid = False
Else
If InStrRev(strEmail, ".") < InStr(1, strEmail, "@", 1) + 2 Then
bIsValid = False
End If
End If
End If
End If
IsValidEmail = bIsValid
End Function
' I made this a function just to get it out of the
' logic and make it easier to read. It just shows the
' form that asks for the input
Sub ShowReferralForm(strPageName, strFromName, strFromEmail, strToEmail, strBody)
' I use script_name so users can rename this script witout having to change the code.
%>
<% '
The Message to be sent:
'Subject: < %= strSubject % >
'Body: < %= strBody % >
End Sub ' This just shows our thank you message... probably didn't need to ' be a function, but since I made the form one I figured I'd do this ' for consistency. Sub ShowThanksMsg() %>Sua mensagem foi enviada com sucesso.
<%
End Sub
%>