MEC diz que rede Anhaguera faz propaganda enganosa e dá prazo de 30 dias para reformular sites e publicidade


O Ministério da Educação divulgou que a rede Anhanguera Educacional está induzindo os estudantes a acreditarem que suas faculdades em São Paulo e em mais seis Estados consistem em uma única instituição. Informa também que existe uma decisão publicada no "Diário Oficial" da União na na primeira quinzena de fevereiro que determina que o site e as campanhas publicitárias do processo seletivo da Anhanguera informem o nome comercial de cada uma das unidades.  

Na prática, o MEC quer que o público em geral e comunidade acadêmica identifique facilemente que cada uma delas apresenta diferentes índices de qualidade, como o IGC (avaliação média dos cursos, que vai de 1 a 5). Diferentemente de outras instituições privadas e públicas, a Anhanguera não é uma universidade com vários campi. Suas 54 unidades no país são autônomas. Enquanto a Faculdade Anhanguera de Indaiatuba (SP), por exemplo, tem IGC 4, o índice da Faculdade Anhanguera de Osasco é 2. Na maioria das instituições da rede, o IGC é 3. As unidades da Unip (Universidade Paulista) em quatro Estados, por exemplo, têm apenas um índice: 3.

Foi dado o prazo de 30 dias para a rede Anhanguera, contados a partir da última sexta-feira (11), para fazer alterações na divulgação, inclusive em todas as fases da inscrição para o vestibular em seu site. O vestibular pode ser unificado. Mas, na inscrição virtual, o candidato hoje seleciona o curso, a cidade e o período que quer estudar, sem saber o nome da instituição. A informação aparece só na última página do formulário, segundo a Anhanguera. Em nota, a Anhanguera Educacional declarou que cumpre 'todas as normas instituídas pelo Ministério da Educação' e que o site atende aos requisitos legais do ministério. Mesmo assim, disse que até o fim do prazo vai inverter páginas do site para atender à decisão.

Fonte: Sinpro/RS