UNE realiza Seminário de Meio Ambiente em Manaus


Estudantes caboclos, ribeirinhos e indígenas já estão de malas prontas para debater os rumos da educação superior no Estado do Amazonas. A União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM) fechou parceria com o governo do estado para realização do 1º Seminário de Meio Ambiente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e do 5º Congresso da UEE-AM, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), entre 13 e 15 de maio.


A parceria foi confirmada no início desta semana, após reunião de dirigentes da UEE-AM com o secretário de Governo do Amazonas, Jorge Tasso, e com a Secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Nádia Ferreira.

Durante o encontro com Jorge Tasso, que inclusive fez questão de relembrar os tempos de diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) na década de 80, a entidade apresentou o “PAC da UEE-AM”, que consiste em uma série de reivindicações que serão encaminhadas ao governador ainda este mês. Dentre elas, está o pedido de apoio para a delegação do Amazonas ir ao 52º congresso da UNE (CONUNE), que ocorrerá entre os dias 13 e 17 de julho em Goiânia, além de uma sede para as entidades estudantis e convênio de carteiras com o Estado.

Durante o Conselho Estadual de Entidades Gerais (CEEG), que reuniu Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) de todo estado e diretores da UEE-AM ficou estabelecido que a eleição dos delegados para o 5º Congresso e para o 52º CONUNE será conjunta, assim como no último Congresso das duas entidades. Vale ressaltar que este será um dos primeiros congressos de UEEs de todo o Brasil.

"Fazer Movimento Estudantil no Amazonas não é nada fácil, até por conta das dimensões continentais do Estado. Os rios são as estradas que ligam a grande maioria de municípios, o que torna a viagem custosa e demorada. É superando toda essa diversidade que a UEE-AM chega ao seu 5º Congresso mobilizando mais de 11 municípios que vão de Benjamin Constant (tríplice fronteira) a Manacapuru (a terra das cirandas). A expectativa é até o fim da semana ter realizada 90% dos processos de todo Estado. Nossa militância assumiu o desafio e vem se mostrando preparada e aguerrida, com muita disposição de dar continuidade ao trabalho, porque ainda há muita luta pela frente” pontuou a presidente da UEE-AM, Maria das Neves.

1º Seminário de Meio Ambiente da UNE

O 1º Seminário de Meio Ambiente da UNE que abrirá o 5º Congresso da UEE-AM já conta com uma rica programação. A expectativa dos organizadores é que mais de 700 estudantes participem do evento. Já confirmaram presença o senador João Pedro (PT-AM), que apresentará o Projeto da Universidade Panamazônica, e o diretor do Museu da Amazônia e presidente de honra da SBPC, o professor Ennio Candotti. Músicos, poetas e artistas das mais diversas manifestações culturais serão parte importante da atividade. Quem for ao evento também poderá ter uma prévia do Festival Folclórico de Parintins com Garantido e Caprichoso.

Curiosidade

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) não foi escolhida por acaso pelos organizadores. A área do campus universitário - 6,7 milhões de metros quadrados - torna a universidade o terceiro maior fragmento verde em área urbana do mundo e o primeiro do país. Nela são encontradas várias espécies da fauna, como preguiças, pacas, sauins-de-coleira e da flora, em meio a uma grande porção de mata virgem. A área construída corresponde cerca de 40% do projeto arquitetônico original, de autoria do arquiteto Severiano Mário Porto, que lhe rendeu menção honrosa, em 1987, do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RJ).

Fonte: Estudantenet