Estudante de instituição de Pernambuco é reitor por um dia


Alisson Alves, estudante do curso de agroindústria do campus Belo Jardim, do Instituto Federal de Pernambuco, passou por uma experiência inusitada. Com apenas 15 anos, ele foi o primeiro aluno a fazer parte do projeto Reitor Estudante. A proposta seleciona alunos do instituto para conhecer por um dia o funcionamento da instituição.

Na reitoria, o aluno selecionado entra em contato com as formas e procedimentos de gestão. O projeto, coordenado pela diretoria de assistência ao estudante, busca promover maior participação da comunidade discente, que pode propor sugestões para aqueles que estão no comando da instituição.

“Os estudantes costumam exigir que suas reivindicações sejam imediatamente atendidas. Mas as coisas não são assim. Aprendi que se deve acompanhar todos os processos passo a passo, ter planejamento e responsabilidade na administração do dinheiro público”, conta Alisson Alves, ao descrever sua experiência como reitor estudante.

Baiano de Paulo Afonso, o estudante é presidente do Grêmio Estudantil do campus Belo Jardim e faz parte da Federação Nacional de Escolas Técnicas. Na visita, ficou por dentro de como ocorre o pregão eletrônico, além de conhecer projetos de extensão do Instituto Federal.

“Com esta iniciativa queremos fazer com que os estudantes atuem como multiplicadores entre seus pares do funcionamento orgânico da instituição”, afirma a reitora do instituto, Claudia Sensil. Ela acredita que o projeto reitor estudante tem uma dimensão educativa, pois os alunos passam a ter a compreensão dos procedimentos de gestão e podem contribuir com ideias. “Trazem um novo olhar”, resume.

Para participar do projeto, o estudante deve se inscrever no setor responsável pela assistência estudantil em seu campus. Ele deve apresentar uma declaração expedida pelo setor acadêmico ao qual está vinculado. Somente poderá participar do projeto Reitor Estudante aquele que estiver matriculado em curso regular em um dos nove campi do instituto. Os estudantes devem ter também frequência igual ou superior a 75%.

Fonte: MEC