VII Encontro Nacional do Proifes debate temas importantes para a educação brasileira

Docentes de universidades federais de todo o país estarão reunidos em São Paulo, entre os dias 15 a 18 deste mês, para debater o atual cenário, desafios e perspectivas da educação brasileira e do trabalho docente no VII Encontro Nacional do Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes).

Entres os temas estão o Plano Nacional de Educação (PNE); o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT); a Previdência Complementar; a Carreira Docente, a Campanha Salarial, além dos temas de organização sindical, e ainda a transformação do Proifes em Proifes-Federação. Na ocasião, a proposta de Estatuto da futura Federação será apreciada pelo plenário, que contará com o maior número de delegados e participantes já presentes em Encontros do Proifes.

A proposta para o Proifes se transformar em Federação e assim poder lutar ainda mais pelos direitos e reivindicações dos professores é uma ideia antiga e nasceu junto com o Proifes. Consolidou-se após as conquistas obtidas pela entidade nos últimos anos, resultados de uma nova postura do movimento docente nos processos negociais. De acordo com o presidente da entidade, Gil Vicente, o projeto de Federação alia o desejo de autonomia local com a necessidade de representação nacional.

Nos Encontros, têm-se a oportunidade de discutir questões específicas vinculadas à esfera acadêmica, que apontam os caminhos para a luta sindical, ressalta Gil Vicente. “Conseguimos ter uma perspectiva de todo o cenário educacional do país e discutimos como podemos melhorar a qualidade do ensino. Isto é traduzido nas nossas lutas junto ao Governo e ao Congresso Nacional”, diz.

Em menos de sete anos de existência o Proifes tornou-se referência nacional na defesa dos educadores e da educação, mudando o movimento docente e criando paradigmas para o aperfeiçoamento de todo o sindicalismo brasileiro.

Atualmente, a entidade é a única representativa dos docentes de Ifes a estar presente em todas as mesas de negociações com o Governo Federal e, por ter destaque nas discussões daConferência Nacional de Educação (CONAE), tornou-se a única representante da categoria a participar do Fórum Nacional de Educação. O Proifes atua ainda nas negociações com o Governo sobre a legislação que regulamentará a Convenção 151 da OIT e está presente na Mesa de Negociação de Carreira, que está em curso no momento.

Criado em 2004, o Proifes é visto como alternativa de luta e de conquistas pela categoria docente das Instituições Federais do Ensino Superior (IFES) e mesmo sendo jovem, já compõe a esfera diretiva da Internacional da Educação (IE) na América Latina.

Histórico dos Encontros Proifes

As edições anteriores estiveram voltadas para temas da universidade e movimento docente. No I Encontro o debate abordou a ‘Reforma da Educação Superior’ com discussões sobre estrutura salarial e carreira docente. Os II e III Encontros tiveram como temas centrais as perspectivas para a educação superior no Brasil, previdência complementar e a estrutura organizativa do movimento docente.

Em 2008, no IV Encontro o principal tema foi o futuro do Sistema Federal de Educação Superior no Brasil e o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, o que levou o Proifes-Forum a realizar o seu V Encontro juntamente com o I Encontro Nacional do Proifes-Sindicato. Naquele momento, ao decidir pela filiação do PROIFES-Sindicato ao Proifes-Fórum, já se indicava a transformação desta última entidade em Federação, o que foi aprovado no VI Encontro e referendado em Consulta Eletrônica posterior, por amplíssima maioria.

Para o vice-presidente do Proifes, Eduardo Rolim, o VII Encontro da entidade fechará com chave de ouro a breve e vitoriosa história do Proifes Fórum. “Em sete anos, mudamos em profundidade o movimento docente brasileiro, porque soubemos compreender que não só o Brasil e sua sociedade tinham mudado, mas também a universidade e seus docentes. O Proifes Federação consolidará essa tradição que o Proifes Fórum começou num novo estágio político e jurídico de nossa atuação. Vamos a ela!”, concluiu.

Conheça os candidatos a delegado e suas propostas para o VII Encontro do Proifes
 
Confira a programação do VII Encontro Nacional do Proifes

15 de julho de 2011, sexta feira
09h – Abertura
11h30 às 13h00 – Tema 1: Prestação de Contas e Previsão Orçamentária
13h às 14h30 – Almoço
14h30 às 18h30 – Tema 2: Plano Nacional de Educação

16 de julho de 2011, sábado
09h às 13h – Tema 3: Carreira Docente e Campanha Salarial
13h às 14h30 – Almoço
14h30/18h30 Tema 4: Transformação do PROIFES, Fórum, em Federação – novo Estatuto

17 de julho de 2011, domingo
09h às 13h – Tema 5: Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
13h às 14h30 – Almoço
14h30 às 18h30 – Tema 6: Previdência Complementar

18 de julho de 2011, segunda feira
09h às 13h – Tema 7: Consolidação do novo movimento sindical
13h – Encerramento

Fonte: Proifes