ProUni: Evasão é inferior à média do sistema universitário nacional

A evasão entre os alunos que cursam o ensino superior com bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) é inferior ao percentual observado na totalidade do sistema universitário privado brasileiro. É o que aponta estudo realizado pelo Ministério da Educação a partir de dados preliminares do censo da educação superior de 2010, elaborado pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Tendo como referência os anos de 2009 e 2010, observa-se que foi de 15,6% o percentual de alunos que deixaram o ensino superior antes da conclusão de seus cursos em instituições privadas. No mesmo período, entre os alunos contemplados com bolsas do programa do governo federal, esse percentual foi de apenas 4%.

Criado em 2005, o ProUni já concedeu bolsas de estudos para 893.102 estudantes em todo o país. Deste total, 175.215 já se formaram, enquanto 488.819 estudantes estão atualmente frequentando cursos superiores como bolsistas do programa.

No período de seis anos e meio, 229.068 bolsistas tiveram o benefício encerrado devido a uma série de motivos, entre eles, a aprovação em vestibulares de instituições públicas ou transferência para outros cursos. Do total de estudantes que tiveram a bolsa encerrada, 126.562 estudantes prosseguem com matrículas ativas no ensino superior, segundo dados preliminares do censo 2010, tendo apenas deixado de ser atendidos pelo programa. Os demais 102.506 bolsistas que deixaram o ensino superior representam 11,5% do total de bolsas já concedidas.

O ProUni faz parte do conjunto de ações do governo federal destinado a abrir as portas do ensino superior a mais 4 milhões de jovens. A meta está estabelecida no projeto do Plano Nacional de Educação (PNE) para 2011-2020, em análise no Congresso Nacional.

Fonte: MEC