OAB declara apoio total à Campanha “Educação Não é Mercadoria”

“A CONTEE pode contar com o apoio engajado da OAB na Campanha Educação Não é Mercadoria”. Foi o que garantiu o Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, nesta terça-feira, 11/03, aos representantes da CONTEE, que estiveram presentes na atividade de apresentação da Campanha “Educação Não é Mercadoria” ao Conselho Federal da OAB, na Sede da entidade, em Brasília.

O presidente de Ordem iniciou a atividade afirmando que o Brasil apostou muito mais na quantidade do que na qualidade de seus cursos, frustrando o sonho daqueles que buscam a inclusão social por meio do saber. Para Cezar Britto, a ascensão social pelo saber ainda é o melhor meio de inclusão social em um país tão desigual. “Se nós apostarmos que o conhecimento iguala as pessoas temos que exigir um ensino de qualidade. E qualidade do saber é incompatível com a mercantilização do ensino. Neste sentido, a Campanha (Educação Não é Mercadoria) é fundamental quando aposta na qualidade e quebra uma lógica perversa, que pautou vários governos brasileiros, de apostar mais na quantidade do que na qualidade”, disse Britto.



Em seguida, a Coordenadora Geral da CONTEE, Madalena Guasco Peixoto, expôs os principais pontos da Campanha, ressaltando as críticas da entidade em relação aos processos de mercantilização do ensino superior no Brasil e condenando a venda de instituições de ensino superior privadas a investidores internacionais. Madalena também apresentou dados importantes que retratam o cenário do setor privado e o avanço da mercantilização. Entre os dados divulgados, a informação de que há hoje no Brasil 2.541 instituições de ensino privadas e 257 públicas. Em número de matrículas, são mais de 4,4 milhões junto às instituições privadas e cerca de 1,4 milhão junto às instituições públicas.

O Secretário de Assuntos Educacionais da CONTEE, José Thadeu de Almeida, apresentou aos conselheiros o histórico da Campanha, seus objetivos, peças publicitárias e exibiu os dois vídeos institucionais produzidos pela entidade. Thadeu lembrou que a Campanha foi lançada pela CONTEE em 2007 e que desde então vem percorrendo o Brasil promovendo debates sobre os temas relacionados e alertando a sociedade brasileira para as conseqüências da mercantilização e desnacionalização da educação no País.



Em seguida, os membros do Conselho Federal da OAB hipotecaram total apoio à Campanha. Com isso, a CONTEE ganha um importante aliado nesta luta. Em entrevista exclusiva ao Portal da CONTEE, o presidente Cezar Britto ratificou a posição da entidade e disse também que “a OAB vai divulgar a Campanha e podemos colocar a disposição também a nossa experiência interna de exigência da qualidade. Firmamos a compreensão, cada vez maior, na divulgação para a população de que o saber, o ensino, não é mercadoria. A CONTEE pode contar com o apoio engajado da OAB, mais do que oficial e burocrático”.



Também estiveram presentes representando a CONTEE: Cristina de Castro, Secretária Geral, Edson de Paula Lima, Secretário de Assuntos Jurídicos, Flávio Bitarello, Secretário de Formação e Políticas Sociais, Maria Clotilde Lemos Petta, Secretária de Comunicação, Cristina Kavalkievicz, Coordenadora Regional Nordeste, Francílio Pinto Paes Leme, Coordenador Regional Centro-Oeste, José Carlos Padilha Áreas, Coordenador Regional Norte, Paulo Roberto Yamaçake, Coordenador Regional Sudeste, Delaíde Arantes, Assessora Jurídica, Alíbio Souza e Silva Neto, estagiário.

Daniele Moraes, de Brasília
Publicado 12/03/2008