|
|
UNE realiza 56º Coneg, de 19 a 22 de junho, em Brasília
A União Nacional dos Estudantes (UNE) realiza entre os dias 19 a 22 de junho, na Universidade de Brasília (UnB), o 56º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg). O encontro reúne representantes de entidades estudantis de todo o país, com o objetivo de definir as linhas de atuação da UNE para o próximo período.
Esta edição do Coneg fará uma análise sobre a conjuntura política do Brasil, em debates que contarão com a presença de especialistas na área; discutirá o quadro atual do movimento estudantil, avaliando os últimos acontecimentos relacionados como a ocupação da UnB, as manifestações na Unifesp e demais protestos encabeçados por estudantes que aconteceram pelo País; além de debater educação, com foco na qualidade de ensino, acesso, políticas de permanência e democratização.
A abertura do encontro acontece na quinta-feira (19), com um ato em homenagem aos 40 anos de maio de 1968, às 19 horas, no anfiteatro 10 do Instituto Central de Ciências (ICC) da UnB.
A atividade faz parte do projeto Memória 68: 40 anos depois, iniciativa da UNE que consiste em uma série de ações, como debates, seminários e exibições de filmes, entre outras, promovidas por estudantes com o objetivo de discutir a influência e participação política da juventude naquele período.
Sexta e sábado acontecem os debates e grupos de discussão. É neste momento que estudantes de todo o Brasil terão a oportunidade de trocar idéias, apresentar as demandas de seus estados relacionados, principalmente, à educação. Eles também poderão elaborar propostas e pensar soluções para as questões apresentadas. Essas resoluções serão votadas na plenária final, domingo (22), a partir das 9 horas, no Centro Comunitário da UnB.
Pré-lançamentos
Durante o Coneg, acontecerão os pré-lançamentos de dois eventos da entidade: a Caravana da UNE: Saúde, Educação e Cultura e 6ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura. O primeiro, iniciativa da UNE em parceria com o Ministério da Saúde, será realizado na sexta-feira (20), no Centro Comunitário da UnB, às 19 horas. O pré-lançamento contará com a presença do consultor técnico externo do Departamento de Gestão da Educação em Saúde, órgão do Ministério, Vinícius de Araújo Oliveira.
Já a Bienal, o maior festival de cultura universitária do País, terá seu pré-lançamento, durante uma atividade cultural no sábado, também no Centro Comunitário da UnB, às 21 horas.
A programação do 56º Coneg inclui ainda atividades culturais, como oficinas de arte e apresentações musicais que acontecerão, sempre, ao final do dia com o intuito de promover a interação entre os estudantes.
Presenças:
Deputado Ricardo Berzoini do PT
Danilo Moreira - Secretário-Adjunto da Secretaria Nacional de Juventude
Fabiana Costa (Mestra PUC-SP e membro do CEMJ)
A representante do Ministério da Educação Linda Goulart
O Secretário de Educação Superior do MEC Ronaldo Mota
Eloíza Oliveira da UERJ
Naomar de Alemida - reitor da UFBA
Allan Aroni presidente da ANPG
Fonte: Vermelho
Publicado em 18/06/2008 |
|
|
|