Especialistas discutem Plano Nacional de Educação e educação infantil no campo em Petrolina


A atividade faz parte do projeto Custo Aluno Qualidade Inicial da Educação Infantil no Sertão, desenvolvido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com a Fundação Abrinq-Save the Children no programa Criança com todos os seus Direitos, que envolve 35 municípios no sertão pernambucano e baiano.

No primeiro dia, quinta 7/7, o evento será aberto a todos os interessados em saber mais sobre o que o novo PNE (Plano Nacional de Educação) tem a ver com a região. O PL 8035/2010 foi apresentado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional em dezembro de 2010 e se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados, onde recebeu 2.915 emendas. Só a Campanha, que criou e lidera o movimento “PNE pra Valer!”, apresentou 101 emendas ao PL, por meio de vários deputados e deputadas.

Ainda na quinta-feira, haverá discussão sobre o Plano Nacional da Primeira Infância, com a presença de Liz Ramos, coordenadora do Programa de Fomento à Educação Infantil do Estado de Pernambuco. Veja programação completa. O evento acontece no JB Hotel, Rua Olímpio Virgínio, 88, Centro, Petrolina, mas as vagas são limitadas e é preciso fazer inscrições com Monike Silva, monike@campanhaeducacao.org.br, (11) 3159-1243, (11) 8793-7711.

No segundo dia, sexta 8/7, a programação é restrita a um grupo que já vem participando de discussões em torno do Custo Aluno Qualidade Inicial da Educação Infantil na região desde o ano passado. Desta vez, serão discutidos especificamente os custos da educação infantil no campo, uma vez que grande parte das creches e pré-escolas da região fica em áreas rurais ou é nessas áreas que está a maioria da demanda não atendida. Haverá exposições das Secretarias Municipais de Educação da região, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e da Resab (Rede de Educação do Semi-Árido Brasileiro).

O CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial) é um estudo pioneiro desenvolvido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que, a partir de insumos como equipamentos e materiais didáticos, número adequado de alunos por turma, remuneração de profissionais, entre outros, aponta quanto deveria ser investido por aluno de cada etapa da educação básica para que o Brasil comece a oferecer uma educação com um patamar mínimo de qualidade para seus estudantes.

Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação