Professores do Sesi e Senai aprovam Acordo Coletivo

Publicado em 15/04/2011


Professores e técnicos do Sesi e Senai aprovaram em 13 de abril proposta para o novo Acordo Coletivo. Estão garantidos os 8% de reajuste salarial e o recesso de 30 dias.

Assembleias ainda ocorrerão em Bebedouro, Jundiaí, Osasco, Presidente Prudente, Santos e São Carlos.(veja aqui)

O acordo vai valer por dois anos, ou seja, todos os direitos estão assegurados até fevereiro de 2013. No ano que vem, caberá aos sindicatos sentarem com o Sesi e o Senai para negociar somente as cláusulas econômicas.

A aprovação foi quase unanimidade nos sindicatos que já fizeram assembleias. Novamente, repetiu-se a presença maciça dos educadores na Campanha Salarial.

Salários

O reajuste de 8% é retroativo a 1º de março. O índice repõe integralmente a inflação medida pelo INPC-IBGE e garante 1,64% de aumento real (1,77% se consideramos a média dos três principais indicadores).Este é o oitavo ano consecutivo em que os professores conseguem ganho real .

Recesso

No início da negociação, a Fiesp queria o fim do recesso, entre outras medidas polêmicas. A segunda proposta previa a redução do recesso para 25 dias, com o uso dos outros 5 dias para treinamento.

A proposta concluída nas negociações assegura os 30 dia de recesso em 2011 e 2012 (veja o calendário). Se houver necessidade, alguns dias do recesso poderão ser utilizados em 2012 para treinamento. Nesse caso, a questão será discutida com os sindicatos e a Fepesp.

Garantias

Todos os direitos sociais foram garantidos até fevereiro de 2013, inclusive a hora-atividade de 15%. Algumas cláusulas terão a redação alterada.

O novo acordo coletivo vai trazer uma cláusula específica sobre assédio moral. Com ela, as denúncias passarão a ser analisadas por uma comissão paritária formada pelos sindicatos e pela Fepesp e representantes do Sesi ou Senai.  

Fonte: FEPESP