Patrões endurecem e Sinproep-DF rejeita proposta de acordo

Publicado em 05/05/2011


Na 2ª Rodada de Negociação com os patrões realizada nesta terça-feira, 19, as discussões não avançaram. Os representantes do sindicato patronal informaram a Comissão do Sinproep-DF que as propostas da Pauta apresentada pelos trabalhadores  foram submetidas à assembleia  dos donos de escolas no dia 14 de abril de 2011.

Nas decisões tomadas apresentaram uma contraproposta de reposição da inflação pelo índice do INPC. A proposta de ganho real de salários não foi aprovada pela assembleia. A presidente Comissão patronal comprometeu-se a reapresentar uma  nova proposta de  0,5% (meio por cento) em 2011 e 1º% (um por cento) em 2012 e 6% (seis por cento) de abono a ser pago na folha de julho. 

A depender da aprovação da assembleia dos empregadores, a comissão de negociação do Sinepe-DF propôs o Piso Salarial da Educação Infantil em 2011 de R$ 6,05 (seis reais e cinco centavos), ou 10% de reajuste, incluído o INPC, o que representaria um ganho real de 3,2% (três , dois por cento). 

Tendo em vista que os patrões não se dispuseram a discutir os demais itens da pauta de reivindicação aprovada no Seminário da categoria, o presidente do Sinproep-DF, Rodrigo de Paula, foi enfático em afirmar que as propostas não contemplavam os anseios da categoria dos professores.  Nesse sentido, o resultado da reunião vai ser informado à categoria e depois da resposta da próxima assembleia patronal será convocada a categoria para decidir sobre os rumos a tomar. 

Estavam presentes os seguintes representantes do Sinproep: Rodrigo de Paula, presidente; Klécius de Oliveira; Karina Barbosa; Francis Franqueira Fernandes; Larissa Reis; Clayton Batista dos Santos; Dra. Célia Amâncio, advogada do Sindicato; Cássia Regina Tinoco; Alberto Ribeiro; Carlos França; Érik Barbosa Surjan e Viviane Lariucci.

A próxima reunião patronal será no dia 26 de abril de 2011, quando será apresentada a decisão dos patrões.

Fonte: Sinproep-DF