Sintrae-MT: trabalhadores comparecem em massa na festa unificada do 1º de Maio
Publicado em 05/05/2011
Mais de 50 mil pessoas compareceram à arena da Acrimat em Cuiabá neste domingo, dia 1º de maio, na grande festa de comemoração do dia dos trabalhadores realizada pelas sessões mato-grossenses da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil – CGTB, Força Sindical e a Nova Central.
Nem a chuva e o tempo frio para os padrões cuiabano tiraram o ânimo dos trabalhadores que prestigiavam durante a noite os shows com as bandas Arena country, Jonathan & Adam, Karadogol, Toque de prazer, Forró beijo na boca, Real Som, Swing Legal, Bad Boys e concorriam ao sorteio de três motos novas e um carro zero quilômetro.
Durante o evento, lideranças sindicais representantes das Centrais no estado fizeram uso da palavra e passaram mensagens de união e luta dos trabalhadores. A comemoração superou as expectativas dos organizadores que já prometem uma festa ainda maior para o próximo ano.
“Mesmo com o tempo meio de chuva, vieram muitas pessoas durante todo o dia nas ações sociais, e mais ainda nos shows e sorteios. A avaliação nossa, das quatro Centrais Sindicais que promoveram essa atividade unificada, é que nós conseguimos realizar um evento muito bom. Um primeiro evento que mostra a unidade do movimento sindical em Mato Grosso, um evento festivo, mas também um momento de destacar as nossas bandeiras de luta, com certeza esse 1º de maio é um dia histórico para nossas Centrais, Federações e Sindicatos. Essa é uma demonstração de amadurecimento do movimento sindical em Mato Grosso, ao deixar de lado algumas diferenças e compreender a importância da unidade para essa comemoração e para outras lutas como, por exemplo, a valorização do salário mínimo e a redução da jornada de trabalho”.
Nara Teixeira, presidente da CTB em Mato Grosso e presidente do Sintrae-MT.
“A unificação das centrais é algo que nos surpreende e nos orgulha. Para nós mato-grossenses, para nós do movimento sindical que ainda é novo em nosso estado, é um orgulho saber que em um dia chuvoso como esse temos aqui mais de 50 mil trabalhadores participando dessa nossa comemoração. É sinal que estamos crescendo e nos organizando. Então nós temos que abraçar essa causa pelo sucesso e evolução do movimento sindical”.
Manoel de Souza, presidente da Força Sindical em Mato Grosso.
“Apesar do frio, apesar da chuva, apesar de não termos conseguido um show nacional, mas com shows regionais de primeira qualidade, a arena da Acrimat ficou superlotada. Isso representa a união dos trabalhadores e trabalhador unido, Jamais será vencido. Nós das Centrais Sindicais achamos que evento como esse, nesse dia, deve ser feito pelos próprios trabalhadores, representantes legítimos da classe operária, e não por representantes patronais”.
Divino Braga, presidente da Nova Central Sindical em Mato Grosso.
“Esse evento foi coroado de êxito, tendo em vista que o tempo não nos ajudou mas mesmo assim o público compareceu, acreditou em nosso evento. Então, estamos todos de parabéns. A nossa unidade é a coisa mais importante. No conjunto seremos muito mais forte, foi o que demonstramos aqui”.
Adolfo Grassi, presidente da CGTB/MT.
“Esse evento está maravilhoso, os trabalhadores e trabalhadoras compareceram em massa, mesmo com o tempo não ajudando, assim mesmo foi alcançado o objetivo e, acima de tudo, vivemos esse momento histórico em Mato Grosso e no Brasil, que é a união do movimento sindical. Hoje é um dia-símbolo de união e luta dos trabalhadores. É um dia de festa, mas de reflexão também, para avaliarmos nossas conquistas e onde ainda queremos chegar. O que nós queremos? Nós queremos ambiente de trabalho saudável e seguro e acima de tudo decente. Queremos qualificação profissional, queremos melhores salários e redução da jornada de trabalho. Essa unificação das Centrais Sindicais só irá trazer benefícios para a classe trabalhadora”.
Ronei de Lima, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Mato Grosso, Fetiemt.
“Realmente os trabalhadores mato-grossenses corresponderam ao chamamento das Centrais Sindicais. Isso mostra a participação dos trabalhadores na festa realizada pelos próprios trabalhadores. Com certeza, em 2012 vamos realizar uma festa melhor ainda”.
Edson Pepeu, tesoureiro da CTB.
Fonte: Ascom Sintrae-MT