Sinpro-Rio é homenageado na Alerj pelos seus 80 anos

Publicado em 02/06/2011


Em cerimônia realizada no último dia 27 de maio, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), através do deputado estadual Gilberto Palmares (PT), homenageou o Sinpro-Rio pelos seus 80 anos de existência.

A Medalha Tiradentes foi entregue ao presidente do Sindicato, professor Wanderley Quêdo, que representou a Diretoria. No próximo dia 8 de junho, às 10h, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por iniciativa do vereador Reimont (PT), também prestará a sua homenagem ao Sinpro-Rio pelas oito décadas de existência, quando o presidente do Sindicato, em nome da Diretoria, será condecorado com a Medalha Pedro Ernesto. A cerimônia será pública e o Sinpro-Rio convida todos os docentes para participarem do ato.

Proponente da entrega da Medalha Tiradentes ao Sinpro-Rio na Alerj, o deputado Gilberto Palmares avaliou a homenagem como muito mais do que merecida. “É uma entidade de classe de trabalhadores e trabalhadoras fundamentais ao avanço da sociedade. E são 80 anos de luta em defesa de melhores condições de trabalho para professores(as), da melhoria de ensino”, destacou o parlamentar.

Palmares também ressaltou uma luta recente do Sinpro-Rio: o direito às férias. “Como toda categoria, os professores devem ter direito às férias. A unificação dos calendários é fundamental para que os educadores consigam recuperar suas energias, pois o trabalho está entre os mais estressantes que existe. O Sinpro-Rio tem sabido lutar por melhorias salariais e também das condições de trabalho, aliando suas lutas às de outros movimentos sindicais de interesse geral da sociedade. Isso é fazer um sindicalismo que olha as questões específicas da categoria, mas também o contexto geral dos trabalhadores”, afirmou Palmares, que também já foi sindicalista, completando que foi essa atuação fez com que o Parlamento concede sua mais alta homenagem ao Sindicato.

Para o deputado estadual Robson Leite (PT), também presente , a iniciativa do colega parlamentar deve ser aplaudida. “O Sinpro-Rio é um Sindicato que possui 80 anos de luta e está atualmente sob a liderança do professor Wanderley Quêdo e toda uma direção sindical que tem uma história de militância e luta pelos professores e com os professores. Hoje em dia, a mercantilização da Educação é algo lamentável. Ter um Sindicato que pauta essa questão e vai além disso - fazendo o imprescindível debate da regulamentação do sistema privado - é muito importante. São 80 anos de luta e conquistas”, apontou o parlamentar. Em sua opinião, a grande luta da categoria é contra a visão neoliberal que esvazia os Sindicatos e privatiza os sonhos. “Essa visão coloca o que é meu em primeiro lugar. E contra tudo e contra todos, o Sinpro-Rio vem fazendo esse contraponto, coletivizando sonhos, lutas, e evidentemente, as conquistas não são poucas, mas muitas ainda virão e nosso mandato estará à disposição dessas lutas”, acrescentou.

Veja aqui fotos da entrega da Medalha na Assembleia Legislativa.

Presentes ao evento, categoria e dirigentes sindicais salientam importância do Sindicato para a luta dos trabalhadores:

Cristina de Castro, secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) - “A importância está na história do Sindicato. Uma entidade sindical completar 80 anos é muito gratificante, especialmente com todos os percalços que vivemos, nesse período tão grande de ditadura, onde as entidades não tinham seu reconhecimento, sua atuação na defesa do interesse dos(as) trabalhadores(as). É muito importante ter o Sinpro-Rio como entidade filiada. O Sindicato faz 80 anos e a Contee, 20. É uma trajetória de luta que nos dá muito orgulho. Um ponto reúne os trabalhadores em educação no Brasil: a defesa de uma educação pública, gratuita, laica, de qualidade, em que possamos contribuir para o desenvolvimento de um país soberano.”

Darby Igayara, presidente da Central Única dos Trabalhadores no Rio de Janeiro (CUT-RJ) – “É uma homenagem que vem em boa hora, porque é um Sindicato de importância extraordinária, com uma história que vem se repetindo ao longo dos anos; que passou pela ditadura e sofreu as pressões, ficando enfraquecido - como tantos outros - pelo processo de intervenção e repressão; mas que se retomou e se recolocou nos trilhos. Desde então, várias Diretorias se sucederam, chegando aos 80 anos com uma longa, bela e forte história de luta para os professores e professoras. É uma homenagem muito bem-vinda.”

Professor Luiz Alberto Grossi, dirigente da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro (Feteerj) – “Essa medalha é importantíssima, porque acompanhamos a Diretoria do Sinpro-Rio há muitos anos. A atual tem trabalhado com afinco em questões como a saúde e a segurança dos professores, fazendo a ligação com os movimentos sociais. Essa medalha é mais do justa. Penso que entre nossas grandes lutas estão a busca de uma escola de boa qualidade e melhoria da saúde do professor.”

Tarcísio Basílio de Almeida, coordenador da Associação Nacional de Educação Católica (Anec-RJ), professor de Sociologia, Ensino Religioso e Filosofia – “Tornei-me professor aos 16 anos, sou professor primário, sou um sonhador em Educação. Considero essa homenagem uma legitimação de tudo aquilo que acreditamos. Quando um parlamentar reconhece a importância do nosso trabalho, é muito positivo, porque temos desafios muitos grandes. Quando o Poder Público nos alegra, isso só nos emociona.”

Professora Lygia Carreteiro, diretora do Sinpro-Niterói – “A medalha é sobretudo um reconhecimento de todo o trabalho que o Sindicato tem feito não só representando a categoria, mas também na sociedade em geral, dentro dos movimentos sociais. O Sinpro-Rio é um Sindicato engajado em todas as lutas dos trabalhadores. Neste momento, esta é uma representação do reconhecimento por 80 anos de luta. Conseguir ser professor é difícil, pois estão nos colocando como recreadores, tutores, instrutores. Ser professor é nosso maior desafio.”

Professor Francisco Levy, diretor do Sinpro-Nova Friburgo – “Para o Sinpro-Rio é uma conquista e um reconhecimento; e para nós, que somos irmãos, é uma satisfação grande estarmos aqui na Alerj. Hoje, nossa maior luta é pela dignidade do professor, pela sua profissão. Hoje ele é mal remunerado, sua saúde é precária. Todas essas questões estão no bojo das nossas lutas dentro da nossa profissão, tão cara para todos nós.”

Professor Robson Terra, diretor do Sinpro-Norte/Noroeste Fluminense – “Essa medalha reconhece a luta dos professores através do Sindicato e o Sinpro-Rio é o pioneiro no sindicalismo de educação aqui no estado. De certa forma, representa todos os Sinpros que se organizam pela luta de melhores condições de trabalho, de reconhecimento da profissão e da importância do(a) professor(a). Independente de onde estivermos, todos nós, professores(as) , estamos contemplados com esta homenagem.”

Professor Fábio Siqueira, presidente do Sinpro-Campos – “Todos nós, irmanados ao Sinpro-Rio - o Sindicato de professores mais antigo do nosso estado - achamos que o Sinpro-Rio é uma experiência de luta, vitoriosa, de construção de uma entidade forte aqui na capital, uma referência para todos nós. O Sinpro-Rio se consolidou como um dos mais importantes Sindicatos de professores do Brasil. Temos uma grande satisfação em estarmos aqui na Alerj, nessa homenagem ao 80 anos de luta.”

Bernadete Bittencourt, professora de Pós-graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF) – “Oitenta anos é uma vida. Sempre o Sindicato trabalhou em prol dos professores; mas não é só para a categoria, é para todos. Como os professores são trabalhadores, no fundo, é para os trabalhadores. A medalha é uma homenagem que a Alerj faz para o Sinpro-Rio, merecidamente. O Sindicato deve prosseguir lutando pela melhoria das condições de trabalho, nível cultural melhor para os professores, melhoria para as escolas. Trabalhamos muito por amor, e não somente por salário.”

Fonte: Sinpro Rio