|
|
Sinpro/ ES: ex-alunos de escolas particulares migram para a escola pública em busca de Educação de qualidade
No Estado do Espírito Santo, 44% dos alunos matriculados na rede estadual em 2008 vieram das escolas particulares. Essa mudança de atitude se deve ao fechamento de escolas privadas em todo o Estado e ao reconhecimento de melhoria da educação pública, no geral.
O Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado (Sinepe), justifica o fechamento das escolas: existe inadimplência de 25%, o que faz com desistam de se manterem no mercado.
O governo, por sua vez, quer o recuperar o tempo perdido e melhorar a Educação em todos os sentidos.
Segundo o secretário de Educação, Haroldo Côrrea Rocha, o Estado pretende que todas as crianças tenham acesso à escola, vai melhorar o ensino e investir na aprendizagem dos estudantes. As escolas começarão o ano letivo, com jornada ampliada. Vão oferecer bolsa de idiomas, sala de aula digital, transporte gratuito, merenda escolar, livros, esporte, cultura, ciência, vão aderir a um novo modelo de remuneração e o núemro de professores. Outra vantagem é o acesso facilitado a cursos técnicos e superiores para os alunos.
E qualidade na Educação é tudo que os alunos recém-matriculados na escola pública estão buscando. Por isso, vão testá-la na sala de aula.
Com o Sistema de cotas da Ufes e bolsas em faculdades aumentaram as chances de ingressar no ensino superior. Só na Ufes são oferecidas 2,8 serão 15 mil vagas.
Outra mudança oportuna é que, na hora da matrícula, pais e alunos levam em conta a proximidade das universidades e faculdades e estão mais atentos quanto aos requisitos que fazem das instituições boas escolas. Eles estão visitando as escolas para saber do conteúdo pedagógico e para conferir se a estrutura física oferecida é adequada.
Com o dinheiro que vão economizar não pagando escola particular, os pais pretendem investir em cursos paralelos para os filhos e esperam com issso, melhorar a qualidade de vida deles.
Fonte: Sinpro/ES
Publicado em 30/01/2008 |
|
|
|