Pernambuco: Professores de Paudalho decretaram greve por tempo indeterminado

Publicado em 12/08/2011


Em assembleia realizada nesta sexta-feira, dia 12/08, às 08h, no município de Paudalho (PE), os 450 professores da rede pública municipal que estiveram presentes decretaram, por unanimidade, greve por tempo indeterminado. A categoria que está negociando com a prefeitura desde abril, teve suas reivindicações pelo pagamento do piso, PCCVM – Plano de Cargos, Carreiras, Valorização e Magistério, melhores condições de trabalho e condições físicas estruturais das escolas negadas.

A gestão do município continua alegando que não pode pagar o piso por que elevará a folha de pagamento para mais de 50% e infringiria a lei de responsabilidade fiscal. A categoria não aceitou a alegação da gestão porque o município recebe o benefício do FUNDEB que é exclusivamente para educação e, por orientação do tribunal de contas do estado, o piso pode ser pago.  Após a decisão, a categoria saiu em passeata pelo centro de Paudalho, encerrando com um ato público em frente à prefeitura. Os professores voltam a fazer um ato público no dia 16, quando farão novamente as reivindicações e no dia 19 farão nova assembléia a fim de decidirem se deflagram ou não a greve.

Foto: Fábio Emmanuel

A prefeitura fez uma contra proposta de 10% de reajuste em cima do salário atual. Presentes na mobilização e a frente das negociações, o Sinpro PE e a CTB comandaram os professores em uma passeata pelo centro da cidade. Porém, o Prefeito, com uma atitude antidemocrática, intimidou o dono dos carros de som, com o intuito de que eles não saíssem às ruas, dando vós a categoria. Mesmo assim, os professores prosseguiram em caminhada, levando à sociedade a situação em que os professores se encontram.

No próximo dia 16, no ato público pelo PNE, o Sinpro PE entregará as propostas à gestão do município de Paudalho e, dependendo da resposta, na assembleia do dia 18, a categoria poderá deflagrar a greve ou não.

Fonte: Sinpro-PE