Segue indefinida negociação entre Sinpro/RS e Sinepe/RS

Aconteceu nesta terça-feira, 18 de março, a terceira rodada da Negociação Coletiva 2008 entre o Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS) e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado (Sinepe/RS). Na ocasião, a representação dos professores concluiu a exposição dos seus destaques da pauta de reivindicações ao Sindicato Patronal, que por sua vez, não apresentou propostas.

O percentual de reajuste salarial reivindicado pelos professores da rede privada é de 6%. A data-base da categoria é 1º de março.
“Infelizmente o Sinepe não apresentou posição mais definida sobre as nossas propostas. Apenas anunciou que na reunião da próxima semana irão destacar os assuntos sobre os quais querem um posicionamento do Sinpro/RS”, informa Marcos Fuhr, Diretor do Sinpro/RS.

Na rodada desta terça-feira, a negociação ocorreu em câmaras distintas: Educação Básica e Superior. A seguir os pontos de pauta que foram discutidos por proposição do Sinpro/RS:

Educação Básica - O Sindicato dos Professores defendeu: a remuneração do professor pela elaboração de material didático-pedagógico, quando solicitado pelo empregador e realizadas em horário não-contratual; regulação da contratualidade do trabalho dos professores e professores-tutores que atuam na Educação a Distância (EAD); que a atividade docente só pode ser exercida por professores (não-terceirizados) efetivos do quadro docente e devidamente contratados com registro na CTPS; que as instituições de ensino ofereçam aos docentes periodicamente orientações e acompanhamento preventivo às doenças do trabalho; que exista sistema de sonorização nas turmas com mais de 50 alunos para evitar doenças de voz; o limite de alunos por turma.

Educação Superior - foram analisadas as cláusulas sobre: Educação a Distância (EAD), com ênfase para o reconhecimento do professor-tutor, limitação do numero de alunos e direito autoral; Estágio, que propõe o pagamento de 1 hora/aula semanal por aluno atendido; Participação em bancas, que estabelece pagamento para esta atividade e Licença para realização de pós-graduação strictu sensu

Duas horas depois do término da reunião, o Sinepe, via contato telefônico, cancelou a rodada de negociações que ocorreria na próxima terça-feira, 25 de março, alegando necessitar de tempo para maior aprofundamento dos assuntos pautados. A direção do Sinpro/RS manifestou sua contrariedade diante da decisão patronal em protelar o próximo encontro, bem como, ao fato de o Sinepe também não ter apresentado propostas nas últimas duas rodadas.

Fonte: Sinpro/RS
Publicado em 19/03/2008