Presidente do maior sindicato em educação dos Estados Unidos visita o Brasil

Reg Weaver, presidente do maior sindicato profissional dos Estados Unidos, a National Education Assotiation (NEA), estará no Brasil, nesta quarta-feira (21), para promover a troca de informações e experiências na área educacional. Para isso, se encontrará, com o Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin Leão, a partir das 10 horas, na sede da entidade, na capital federal. Weaver chega a Brasília, vindo da Argentina e depois segue para o Chile.

A visita ao Brasil é uma oportunidade de promover a troca de experiências entre a NEA e a CNTE, conhecendo as lutas e a realidade brasileira e repassando as lições que os profissionais em educação dos Estados Unidos têm aprendido na defesa pela educação pública norte-americana. Especialmente porque os dois países compartilham características similares quanto à federalização dos sistemas educativos.

Também nos Estados Unidos, os profissionais em educação lutam para estabelecer um Piso Salarial – bandeira levantada pela CNTE e que tramita na Câmara dos Deputados. Nos Estados Unidos, o problema do abandono escolar também é alvo de preocupação entre educadores. A NEA defende, assim como a CNTE, a necessidade de uma escola pública de qualidade para todas as crianças e jovens.

Nos Estados Unidos, segundo a NEA, está em andamento a tentativa de implementar programas semelhantes ao Bolsa Família, por exemplo, para melhorar a realidade das crianças em condições de vulnerabilidade. Outras reivindicações da NEA incluem programas e serviços de qualidade para os alunos, profissionais qualificados, participação de pais, família e da comunidade no processo educacional e o financiamento adequado, eqüitativo e sustentável da educação pública. Questões compatíveis e semelhantes às que a CNTE desenvolve e defende no Brasil.

A visita do presidente da NEA - organização que representa 3,2 milhões de profissionais em educação - espera fortificar os laços entre as Américas, para que sejam mais próximas e solidárias sob o ponto de vista de uma educação pública de qualidade.

Um pouco sobre a NEA

A National Education Assotiation (NEA) é o maior sindicato de trabalhadores profissionais dos Estados Unidos. Representa 3,2 milhões de empregados em educação, abrangendo professores de escolas dos Ensinos Básico, Fundamental e Médio. Além de administradores de escolas, aposentados e alunos do magistério.

Fundada em 1857, a NEA tem a missão de promover avanços na profissão de educador e na educação pública dos Estados Unidos. A filosofia da NEA é a que toda criança, independente do nível social, merece e precisa de uma educação de qualidade e bem estruturada. E uma educação de qualidade começa com professores de qualidade em todas as salas de aulas.

Um pouco sobre Reg Weaver
Embaixador da educação pública de qualidade e dos direitos básicos de cada criança em freqüentar uma escola de bom nível educacional, Reg Weaver é reconhecido como um especialista em temas ligados à educação pública.

Referência para a sociedade no que concerne à educação pública, Weaver recebeu em 2006 e 2007 o grau honorário de doutor - em reconhecimento ao seu papel de líder na luta pela educação infantil.
Reg Weaver foi, durante trinta anos, professor de ciências do Ensino Fundamental e é dessa experiência que ele se tornou um ferrenho advogado em defesa da escola pública de qualidade.

Fonte: CNTE
Publicado em 21/05/2008