Ipea lança em SP livro sobre comunicação e telecomunicações

Obra organizada pelo Ipea e Socicom será lançada nesta terça-feira, 11, com a presença de especialistas e acadêmicos. No mesmo dia, às 19 horas no Sindicato dos Jornalistas, um debate aberto ao público apresentará o conteúdo do Estudo elaborado pelo Instituto.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) lançam na terça-feira, 11, às 8h30, a obra Panorama Brasileiro da Comunicação e das Telecomunicações. A pesquisa, uma iniciativa inédita no Brasil, será lançada no escritório da Presidência da República em São Paulo (Avenida Paulista, 2.163, 17º andar), com a participação do presidente do Ipea, Marcio Pochmann, e do presidente da Socicom, José Marques de Melo.

Com o objetivo de divulgar e discutir o seu conteúdo, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé realizará um debate no mesmo dia (11/01), a partir das 19 horas, no auditório do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. No debate, o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, fará a exposição do estudo. Participarão do debate o jurista Fábio Konder Comparato e o jornalista Paulo Henrique Amorim.

Sobre o Estudo

Em três volumes, o estudo inédito no país apresenta um amplo painel sobre o setor e visa ajudar na construção de futuras políticas públicas. Sua publicação coincide a vontade expressa do novo governo de elaborar um novo marco regulatório da comunicação.

O primeiro volume é dividido em duas partes. A primeira traz o estudo das tendências nas telecomunicações e reúne artigos escritos exclusivamente para o livro, além de textos publicados originalmente na edição especial do Boletim Radar, do Ipea, sobre telecomunicações. A segunda parte traz artigos que oferecem um panorama das indústrias criativas e de conteúdos.

O segundo volume da obra é dedicado a resgatar a memória das associações científicas e acadêmicas de comunicação no Brasil. O texto descreve e diagnostica a produção de conhecimento nos principais segmentos da comunicação nacionalmente institucionalizados ou publicamente legitimados nesta primeira década do século XXI.

No terceiro volume, é apresentado o resultado parcial de quatro pesquisas sobre o Estado da Arte no campo da comunicação. O volume traz dados sobre o número de faculdades e cursos de pós-graduação em comunicação no país, com áreas de concentração e crescimento; sobre as profissões existentes na área e as novas habilidades necessárias para uma indústria de conteúdos e serviços digitais; e sobre as indústrias criativas e de conteúdos e os movimentos das empresas em direção ao modelo digital, além de uma comparação com outros países, possibilitando a análise das fragilidades e potencialidades do Brasil.

Fonte: Da redação com agências