Luta LGBT não inclui casamento religioso, diz deputada


A presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputada Manuela d'Ávila (PCdoB-RS), disse há pouco que a luta por direitos LGBT não inclui o casamento religioso entre homossexuais. “Cada igreja faz o casamento religioso segundo suas regras. Não queremos pautar nenhuma igreja, mas queremos que todos os cidadãos tenham a mesma lei”, afirmou.

Manuela d'Ávila afirmou também que a comunidade LGBT precisa estar atenta às discussões do Plano Nacional de Educação (PNE). “É preciso que tenhamos uma escola que respeite o ser humano em sua diversidade”, disse. De acordo com ela, é preciso que a escola seja um espaço que reproduza a sociedade sem preconceitos, “em que queremos viver”.

A parlamentar participa do 8º Seminário LGBT, promovido pelo Congresso e realizado durante as comemorações do Dia Internacional de Luta contra a Homofobia. O evento é organizado pela Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT do Congresso Nacional e pelas comissões de Legislação Participativa; de Educação e Cultura; e de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Câmara