Aposentados: saque mensal do FGTS é permitido

Os aposentados que continuam trabalhando na mesma empresa podem solicitar à Caixa Econômica Federal não só o saldo total do FGTS, mas também sacar mensalmente o que o empregador deposita no fundo. O direito foi garantido em abril do ano passado, mas muitos ainda o desconhecem. O argumento para a mudança também foi decisão do STF que determinou que a aposentadoria não extingue o contrato de trabalho.

Para fazer o saque mensal, os aposentados que continuam na ativa devem procurar uma agência da Caixa com identidade, CPF, certidão de aposentadoria do INSS ou cartão do benefício. Clientes da Caixa podem solicitar o agendamento para que o saldo do FGTS seja depositado mensalmente em conta. Para quem tem o cartão do cidadão, também é necessário pedir o agendamento para sacar em casas lotéricas ou correspondentes bancários. Nesse caso, a retirada é limitada.

Especialistas afirmam que deixar o dinheiro no fundo é desvantagem. "Trata-se da pior rentabilidade do mercado. O FGTS paga 3% ao ano mais TR, o que é ridícula", lembra Mario Avelino, presidente do Instituto FGTS Fácil. No ano passado, a TR ficou em 1,45%, levando o rendimento do FGTS para 4,45%. No período, a poupança rendeu 7,7%, os fundos de renda fixa atingiram, em média, 11,26% e os DI, 10,08%. O Índice Bovespa (ações) chegou a 43%.

Fonte: O Dia
Publicado em 04/06/2008