|
|
Ipea: estudo mostra melhora na vida do trabalhador mais pobre
O crescimento econômico, a estabilidade monetária e as políticas sociais reduziram a desigualdade entre a renda dos trabalhadores brasileiros.
Houve uma forte recuperação de renda nas camadas mais pobres da população, que tiveram ganhos quase cinco vezes maior que a recuperação dos mais ricos.
Entre 2003 e 2007, a renda dos trabalhadores 20% mais pobres cresceu 26%, enquanto a renda dos 20% mais ricos subiu 5,6% de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ou seja, a renda dos mais pobres vem crescendo mais rapidamente que a dos mais ricos.
Entre 2002 e 2008, a diferença entre as camadas de trabalhadores caiu 7% pelo índice Gini, ou seja, a média entre os 10% mais pobres e a média dos 10% mais ricos, caiu de 0,543 para 0,505. Por esse indicador, quanto mais perto do zero menor a desigualdade. Foi um dos maiores avanços entre todos os países em desenvolvimento.
O índice tem como base a renda dos ocupados, que inclui salário, aposentadorias e benefícios de programas de transferência de renda.
Fonte: Agência Brasil
Publicado em 26/06/2008
|
|
|
|